o que é
      FOTOGRAFIA FINEART?

      QUAL O CONCEITO DE FINE-ART

      Fine Art pode ser vista por três prismas: as Belas Artes, a fotografia Fine Art e a Impressão Fine Art.

      Fine Art ou Belas Artes era sinônimo de pintura, escultura, música, poesia e arquitetura com algumas performances de teatro e dança.

      Só no início do século 20, a fotografia se colocou como arte e se inseriu nessa categoria.

      Foi uma longa jornada para a fotografia chegar a esse status. Quando os primeiros trabalhos de fotografia foram feitos como arte, foi muito questionado pelo processo mecânico que ela passava. E a fotografia começou a adotar as convenções da pintura a óleo, combinando cenários, manipulação de imagem, composição com os modelos. Quando no século 20 as belas artes libertaram-se dessas convenções estéticas e começaram a buscar novas inspirações, incorporaram a fotografia.

      Um conceito que podemos levar em conta é que a fotografia Fine Art é aquela produzida por impulso artístico e estético sem a preocupação de ser documental ou comercial. Outro conceito é como ela é impressa, impressão Fine Art.

      Em alguns livros de fotografia, a Fine Art está no olhar do fotógrafo que produz uma imagem que pode parecer uma natureza morta, uma criação, ou mesmo uma foto sob um ângulo que produz uma imagem extraordinária.

      A impressão Fine Art é o cuidado com o processo de reprodução de uma imagem. Essa imagem pode ser uma Fine Art ou não. Os conceitos se misturam. A impressão Fine Art é feita com cuidado para ser uma reprodução fiel da imagem, com qualidade e durabilidade própria e que tem uma exigência superior às confeccionadas de qualquer outra forma.

      Nada impede que uma pessoa solicite uma impressão Fine Art para as fotos da família. Tudo depende do que se pretende com a reprodução.

      Geralmente museus, galerias, artistas imprimem os trabalhos em Fine Art porque a durabilidade, a fidelidade da imagem são exigências requeridas para o trabalho que deve durar mais de um século, sem alteração de cor, por exemplo.

      As imagens produzidas com a intenção de ser colecionada, exposta como arte são, geralmente, gravuras, pinturas, fotografias que são de tiragem pequena, assinadas pelo autor, e com valor de arte.

       

      FONTE: DAISY KUDO – FINE PHOTO